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quarta-feira, 26 de março de 2014

O esporte na educação e na política pública


















Tem sido recorrente no Brasil, o uso do esporte junto as classes economicamente frágeis, com os argumentos de é preciso tirar das ruas os menores ditos "carentes", para evitar que se tornem presas fáceis da marginalidade. Mas, a tônica dos projetos está - no mais das vezes - amparada muito mais no medo da sociedade do que na intenção de realmente atuar junto às crianças proporcionando outra perspectiva para a prática esportiva. É justamente essa a discussão que apresenta o texto de Alba Zaluar, ao analisar alguns projetos esportivos criados nos anos 80.

Segundo ele, foi aí que começou a surgir uma prática que se diferenciava da velha lógica da eugenia e da segurança nacional. Ele analisa criticamente dois projetos importantes da época - Priesp e Recriança - e verifica o que realmente está em questão: se o bem estar da criança ou se não passa da tentativa bem-intencionada de evitar a "violência" das ruas. Nesse texto pode-se também tomar contato com o conceito de "criança comunitária" em vez do conservador "criança carente", o que muda sobremaneira a forma de encarar o esporte e a educação física nas comunidades de baixa renda. Zaluar ainda discute teoricamente a concepção de lazer na sociedade moderna, diferenciando como isso se dá nos diferentes grupos sociais. Diferentemente da lógica do esporte como negócio ou como competição, o lazer está associado à educação e consegue trabalhar conceitos como solidariedade, partilha, generosidade, inculcando a ideia de que a atividade esportiva está visceralmente ligada a alegria e ao prazer coletivo.

Do ponto de vista pedagógico, Zaluar discute também como as classes subalternas vão incorporando através de determinados projetos a ideia de que as competições e os torneios são coisas boas, sendo portanto incentivadas ao egoísmo, ao individualismo, à busca de glória pessoal. São duas concepções bem demarcadas de como encarar o esporte que valem a pensa ser conhecidas e, apesar de ser um texto dos anos 90, mantém sua vitalidade e capacidade de suscitar a reflexão. A luta de classe, as saídas individuais através do esporte e a proposta de um esporte ligado a educação passeiam pelo texto e provocam o pensamento crítico. Vale a pena ler e observar se determinados "equívocos" seguem sendo cometidos em projetos de natureza popular. 

Leia na íntegra o texto de Alba Zaluar

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/115599/o%20esporte%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf?sequence=1

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