Aviso

segunda-feira, 17 de março de 2014

Festival de Esporte Educacional: uma prática da alegria





















Atividades reuniram pais e alunos 

O esporte como educação e saúde tem características que fogem do esporte competição, o qual acaba por tensionar até  o máximo os limites do corpo. Já o jogo como brincadeira leva as crianças a sentimentos como cooperação, alegria, solidariedade, importantes na construção de uma nova maneira de organizar a vida. Por isso que um dos objetivos do Centro de Referência em Esporte Educacional é, no geral, envolver as crianças e os adolescentes em espaços de práticas corporais brincantes, não competitivas, educacionais. Dessa forma, o corpo se movimenta sem a pressão de vencer, apenas com o intuito de aproveitar a vida e se encher de saúde. 

Um exemplo dessa postura foi Festival de Esporte Educacional, realizado no último dia 15 de março, na cidade de Rio Grande. O encontro é uma festa, muito mais do que espaço de observação do que foi aprendido ao longo das atividades do centro. É geografia de uma outra forma de encarar o esporte, envolvendo não só a criança e o adolescente que está vivenciando a aprendizagem de algum tipo de esporte, mas também os familiares, que podem brincar e compartilhar, obtendo ainda algumas orientações sobre formas prazerosas de exercitar o corpo.

E é justamente para proporcionar uma prática saudável de exercício do corpo que durante o festival são realizadas oficinas temáticas, com as mais variadas formas de brincadeiras e atividades físicas, tais como Alongamento, Capoeira, Slackline (brincadeira de malabarismo com elástico), Padel, Brinquedos Infláveis, Escolinha de Trânsito, Jogos Populares (Taco e Peteca), Biblioteca Itinerante, Caminhada Orientada e Atividades Desportivas. 

Esses são momentos marcantes, nos quais a comunidade se insere de maneira concreta nas atividades do Centro de Referência Esportiva e pode participar, ter orientação dos professores, além de ver com os próprios olhos a alegria dos filhos, sobrinhos e netos, que vivenciam as atividades do centro. Nessa sexta edição do Festival  278 pessoas estiveram envolvidas nas práticas e brincadeira, 178 eram alunos ligados ao projeto, e outras 100 eram familiares, que puderam desfrutar em comunhão. Foi um dia em que os sorrisos se fizeram presente muito mais do que a tensão que se gera em espaços de competição. Em atividades assim, todos saem felizes por afinal, todos saem ganhando.

Apoio: Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Secretaria Municipal  de Educação e Cultura, FURG, Prof. Petter Ramos, Colaborador Padel, Capoherança, Secretaria de Município de Habitação e Regularização Fundiária


Nenhum comentário:

Postar um comentário